O que é câncer de esôfago?
O câncer de esôfago ocorre quando as células normais no esôfago se transformam em células anormais e crescem fora de controle. O esôfago é o tubo que transporta alimentos da boca para o estômago.
Quais são os sintomas do câncer de esôfago?
Inicialmente, as pessoas podem não perceber nenhum sintoma. Elas podem descobrir que têm câncer de esôfago após um teste para outra condição. Quando as pessoas têm sintomas de câncer de esôfago, podem apresentar:
- Dificuldade para engolir, especialmente alimentos sólidos e secos - Isso piora com o tempo.
- Perda de peso
- Dor ou sensação de queimação no peito
- Rouquidão na voz
Todos esses sintomas também podem ser causados por condições que não são câncer. Mas se você tiver esses sintomas, informe seu médico.
Existe um teste para câncer de esôfago?
Sim. Na suspeita que você tem câncer de esôfago, vocé fará um ou mais dos seguintes testes:
- Endoscopia alta - Este é um procedimento no qual o seu médico coloca um tubo fino com uma câmera e luz na ponta (chamado de endoscópio) na sua boca e até o seu esôfago. Que irá examinar o revestimento interno do seu esôfago.
- Tomografia computadorizada (TC) do tórax e abdômen superior - Este teste cria imagens do interior do corpo.
- Biópsia - Para este teste, o médico endoscopista irá retirar uma pequena amostra de tecido do seu esôfago. Outro médico irá examinar a amostra ao microscópio para ver se há câncer. Seu médico provavelmente fará uma biópsia durante uma endoscopia alta. Uma biópsia é a única maneira de ter certeza se você tem câncer de esôfago.
O que é estadiamento do câncer?
O estadiamento do câncer é uma maneira pela qual os médicos descobrem se um câncer se espalhou além da camada de tecido onde começou e, se sim, o quanto.
O tratamento certo para você dependerá muito do estágio do seu câncer e de seus outros problemas médicos.
Como o câncer de esôfago é tratado?
A maioria das pessoas com câncer de esôfago tem um ou mais dos seguintes tratamentos:
- Cirurgia - O câncer de esôfago pode ser tratado com cirurgia para remover o câncer. Se o seu médico precisar remover parte do seu esôfago durante a cirurgia, ele ou ela irá reconectar seu esôfago e estômago para que você possa engolir alimentos.
- Radioterapia - A radiação mata as células cancerosas.
- Quimioterapia - Quimioterapia é o termo médico para medicamentos que matam células cancerosas ou impedem que cresçam.
- Imunoterapia - Este é o termo que os médicos usam para medicamentos que funcionam com o sistema de defesa do corpo (o "sistema imunológico") para parar o crescimento do câncer.
O câncer de esôfago às vezes pode ser curado com tratamento. Isso é mais provável quando o câncer é encontrado em um estágio inicial. Se o seu câncer não puder ser curado, seu médico pode fazer outros tratamentos para ajudar a melhorar seus sintomas. Estes podem incluir:
- Usar um feixe de laser ou corrente elétrica para matar as células cancerosas
- Fazer um procedimento para alargar ou "proporcionar abertura" da parte bloqueada do seu esôfago
O que acontece após o tratamento?
Após o tratamento, você será verificado de tempos em tempos para ver se o câncer volta. Os testes regulares de acompanhamento geralmente incluem exames, exames de sangue e exames de imagem. Algumas pessoas também têm uma endoscopia alta de acompanhamento.
Você também deve estar atento aos sintomas listados acima. Ter esses sintomas pode significar que o câncer voltou. Informe seu médico ou enfermeiro se tiver algum sintoma.
O que acontece se o câncer voltar ou se espalhar?
Se o câncer voltar ou se espalhar, você pode precisar de mais radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia. Você também pode ter outros tratamentos para ajudar a melhorar seus sintomas.
O que mais devo fazer?
É importante seguir todas as instruções do seu médico sobre visitas e testes. Também é importante conversar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que você tenha durante o tratamento.
Ser tratado para câncer de esôfago envolve fazer muitas escolhas, como qual tratamento fazer. Sempre deixe seus médicos e enfermeiros saberem como você se sente sobre um tratamento. Toda vez que lhe oferecerem um tratamento, pergunte:
- Quais são os benefícios deste tratamento? É provável que me ajude a viver mais tempo? Irá reduzir ou prevenir os sintomas?
- Quais são os aspectos negativos deste tratamento?
- Existem outras opções